quarta-feira, 18 de junho de 2014

Trabalho final do ano letivo 2013/2014

Solicitei á turma que escolhessem uma fotografia e que escrevessem sobre a mesma.

Depois de os declamarem em sala de aula, eu, aproveitando pequenas frases ou trechos dos mesmos contruí um poema que apresentei no último dia da nossa Oficina de Poesia, retratando tudo o que vivi e senti neste meu primeiro ano de partilha convosco. Sei que gostaram tanto como eu e deixo-o aqui, sendo um trabalho partilhado entre todos e representativo do ano 2013/2014.

Um bem hajam!
______________________

Rolam gordinhas
Estas lágrimas minhas
Pelo término deste ano…
Levo mais
Do que vos trago,

Não há nenhuma preferida
No meu próprio crescimento
De Ser em mutação.
Pela vida que percorro,
Piso as pedras de qualquer rua
A partir de um retrato próprio
Não apenas a minha,
Mas também a tua…

Daqui levarei o deslumbramento
E o olhar dos que buscam.
É sonhar-se uma rosa
E nascer um jardim…
Há várias personagens
E boas recordações!
Várias mutações…

Hoje respiro a aragem refrescante
Que inunda este meu Ser
Mergulho no seu encanto
Desta Poesia a crescer…
Faz brotar do interior
Mil sentimentos de emoção.
Livros, artigos, frases,
Mensagens, Internet
E até ler algumas palavras de jornal…
Tudo vale para o despertar
Como hora maior, jamais esquecida
A nossa bela e doce Poesia!

Semana após semana
Lemos, escrevemos,
Uns TPC’s à mistura!
E transformais sem querer
Meu dia a dia,
Em tapetes de rosas perfumadas.

Uma foto, um poema
Gravada em feliz momento.
Arquitetamos mil projetos
Que iluminam a serenidade,
Num poema… sem idade.

Neste dia à face da terra
Vislumbro o meu caminho…
Que o antes se tornou
Uma sombra do passado
Perdera a graça!!

Hoje, reluzente o futuro
Novos horizontes partilhados
Sorrisos rasgados
De um rumo realizado a percorrer…

Um mundo novo vim conhecer
E quanta beleza descobri!
Do vosso saber eu bebi!
Sonhos, sentimentos, desejos, emoções
E que terão muitas mais recordações

É como uma tela de arte
Neste parque sem idade
Que hoje nos dá a cortesia
Que abraça esta universidade
Mas onde cresce a cada dia

A nossa amada Oficina de Poesia!



Por, Oficina da Poesia da Uniseti de Setubal



4 comentários:

  1. Quando nus dá esses trabalhos para fazer, penço que não sou capaz de fazer nada, mas depoes lá sai alguma coisa.
    Mas o grande trabalho é seu para encachar todo isso.Muito abrigada e umas boas ferias.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Sr. Santiago

    Boas férias para si também, nos encontraremos entretanto ;)

    ResponderEliminar
  3. É um bago a juntar a outro bago, é um sorriso e uma lágrima que embarga a recordação que nasce forte, é o porte da n/Prof.ª Linda... É o norte de todos nós, é a n/voz e a n/poesia. É o agradecimento pela sua genial generosidade, e é... o n/muito obrigada. Bem haja por existir, e, pelo seu querer em estar connosco. Nós todos gostamos muito de si. Muitos beijos.

    ResponderEliminar

Epopeia

Falámos sobre o género "Epopeia" e a título de desafio, foi solicitado aos alunos que tentassem fazer uma Epopeia com o máximo de ...